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Funil de vendas: Como captar clientes para seu consultório de odontologia rapidamente

Muitas vezes recebo questionamentos sobre como captar pacientes. A minha resposta sempre irá na direção da aplicação de um processo de vendas que consiga captar possíveis clientes, conduzi-los ao longo de um funil de vendas com o objetivo de ofertar e lhe propiciar um tratamento que lhe traga benefícios para sua saúde bucal e consiga concretizar uma venda para ele.

Por isso, hoje, além de mostrar a você um processo de vendas para captar novos pacientes ou leads com uma estratégia que pode acelerar os resultados, também irei lhe mostrar o que é um funil de vendas e a sua importância para os resultados do seu consultório.

Como Captar Novos Pacientes (Leads)?


Para atrair pessoas que não conhecem você ou seu trabalho como dentista de forma mais eficaz é necessário estruturar um processo, que chamamos de funil de vendas. Ao implantar essa metodologia na sua empresa, a possibilidade de alcançar melhores resultados aumenta significativamente.

Por isso, antes de nos aprofundarmos no processo de como captar novos pacientes de forma mais rápida, vamos explorar um pouco sobre o conceito de funil de vendas e quais são os benefícios de adotá-lo imediatamente em seu consultório de odontologia ou de qualquer outra área da saúde.

O que é um funil de vendas?


Um funil de vendas é um processo que tem por objetivo estipular uma sequência de etapas para atrair e conduzir o consumidor rumo a compra de seu tratamento. Ao longo desse processo, com o objetivo de conduzi-lo à compra, as ações de marketing e vendas são desenhadas com o intuito de contornar objeções, aumentar o valor percebido da solução oferecida e o nível de consciência do consumidor. (falaremos dos níveis de consciência em um próximo artigo)

A cada etapa desse funil, o relacionamento com o consumidor vai se estreitando e ele vai se tornando mais “quente”. Ou seja: no início do processo ele está menos consciente em relação à solução. Por outro lado, ao final ele já tem uma probabilidade de compra muito maior.

Dessa forma, o funil é dividido em três camadas, onde cada uma delas representa um nível de consciência diferente do consumidor. Veja a seguir.

Etapas de um funil

Topo de funil: fase de atração do público e de despertar o interesse deles pela sua empresa. Nesta etapa mostra-se como a sua empresa tem condições de resolver determinados problemas da audiência.

Meio de funil: etapa que tem como objetivo “aquecer” o consumidor. Para isso, nessa fase são quebradas as objeções (dúvidas, incerteza e crenças) em relação à solução e a empresa. Também são realizadas ações para aumentar o valor percebido do produto ou serviço.

Fundo de funil: após passar pelas etapas anteriores, o consumidor está mais propenso a comprar da sua empresa. Assim, nessa fase é que se formaliza a oferta ao consumidor.

Funil de Geração de caixa Rápido

Tenho trabalhado com meus clientes de consultoria e mentoria em um Funil que tem gerado excelentes resultados, pois consegue gerar um caixa rápido para o consultório ou clínica utilizando uma técnica muito simples para atrair e captar novos pacientes.

Se você quer entender como funciona esse Funil eu liberei gratuitamente um treinamento muito rápido (cerca de 20 minutos) em vídeo que explica como por esse Funil para rodar imediatamente em seu consultório.

Clica na figura abaixo e assista agora

Confira os benefícios de aplicar um funil de vendas

Se seu consultório ou clínica ainda não aplica ainda nenhum processo de vendas em suas rotinas, possivelmente deve sofrer com as sazonalidades ou até mesmo com pequenas mudanças na equipe. Não ficar refém dessa “gangorra” de acontecimentos é o maior benefício de um processo de vendas.

Além disso, através do funil de vendas é possível reproduzir o mesmo processo de forma linear e igualitária em todos os membros da equipe. Dessa forma, ter resultados mais homogêneos é uma consequência natural de um processo de vendas.

Justamente por ser replicável, um processo também acaba por gerar escala no faturamento do consultório. E isso de forma consistente e estruturada, com a mensuração dos resultados e a possibilidade de realizar melhorias em pontos que mostram resultados inferiores.

Por fim, pode-se destacar que, através de um funil de vendas, o processo diário que envolve as vendas acontece sem a necessidade de interferência do dono do negócio. Uma vez estabelecido, o funil de vendas dará condições para a equipe atuar de forma autônoma.

Espero que você tenha compreendido até aqui a importância de estabelecer processos e desenhar funis de venda para seu consultório.

No próximo artigo falaremos como usar funis de venda para captar pacientes de forma mais rápida e com mais facilidade, te espero lá

Prof. Marcos Rocha

Ps.: Deixe seu comentário abaixo e nos conte em que cidade e estado do Brasil está localizado seu consultório e quais seus principais desafios no momento.