feliz ano novo

Como refletir sobre 2016 para iniciar o ano novo corretamente?

Esta estratégia não só irá dizer por que você perdeu a seu ritmo em 2016, mas o que você precisará mudar para ser bem sucedido em 2017.

Antes de finalmente fechar 2016 e subir naquele avião rumo a uma bela praia para as férias tão esperadas, fugindo para um refúgio secreto e longe da loucura que foi esse ano que tal um exercício?

Em Coaching sempre trabalho com objetivos futuros de médio e longo prazo, mas como criar novos objetivos para 2017 sem ter certeza que os que você estabeleceu para 2016 foram efetivamente realizados. Neste caso o exercício de “olhar para trás” pode lhe ajudar a chegar mais longe em 2016.

Responda a seguinte pergunta somente para você: Os objetivos que estabeleci nos últimos 12 meses foram efetivamente cumpridos?

Isto é importante porque, se você se lembra, em janeiro passado, você provavelmente sentou-se e escreveu-se uma série de metas para 2016.

Bem, não há melhor momento do que agora para fazer uma retrospectiva do que você estabeleceu para realizar e do que efetivamente cumpriu.

A Estratégia

Veja como fazê-lo. Use esta abordagem para medir seu sucesso em 2016. Ele também funcionará esplendidamente para lançar uma visão e desenvolver seus objetivos para 2017. Pense grande esse é o seu momento!

Neste momento você poderá realizar uma retrospectiva de todos os seus objetivos :

  • profissionais / de negócio
  • pessoais / familiares.

Passo 1: Olhe para trás nos últimos 12 meses e o que você escreveu em seu planejamento de metas. O que você listou como seus principais objetivos de negócios (de 3 a 5) para o ano?

No meu caso, tinha como objetivos ampliar minha atuação em Cursos e também em Consultoria e  Coaching  para pequenos e médios negócios e Profissionais de Saúde.

Ainda em dezembro de 2015 fui em busca de cursos direcionados a esse objetivo. Nesse processo de planejamento, criação de objetivo e aprendizado para o  inicio de um novo nível de atuação acabei desenvolvendo uma metodologia única que me alçou a não só encontrar novos clientes neste segmento como também ser convidado para ministrar uma disciplina de Coaching em um MBA de Gestão.

Ok! Objetivos cumpridos e superados agora então, meu objetivo número 1 para 2017 será o de causar ainda mais impacto em empresários e negócios aperfeiçoando ainda mais essa metodologia desenvolvida e a levando a criar mudanças positivas em mais empresas e negócios.

Passo 2: Faça as seguintes perguntas para avaliar e determinar o seu caminho para a frente:

  • Olhando para trás em seus objetivos, o que tinha que ser feito para garantir que seus objetivos aconteceram? Quais disciplinas-chave você concordou em implementar para ter certeza de que teve êxito?
  • Que coisas você teve que começar ou parar de fazer? Você seguiu completamente? Por que ou por que não?

Você precisa fazer essas perguntas para criar um nível de responsabilidade. Isto não é para leva-lo a se sentir culpado e deprimi-lo. Use estas perguntas para refletir se você tinha a estrutura certa e o sistema de apoio no lugar para garantir o sucesso.

Talvez seja difícil para você chegar ao trabalho a tempo. Você fica acordado até tarde da noite antes vendo as atualizações do Facebook?. O que mais você tem feito que tem roubado tempo importante na realização de seus objetivos. O que tem passado do campo do importante para o campo do urgente? O que é dispensável ou circunstancial em seu dia a dia que tem lhe ocupado horas e horas?

Aplicar estas perguntas para refletir sobre como iniciar e terminar reuniões sobre o tempo, como você conseguiu seus e-mails, o que você deve fazer para autogerenciar e assumir o controle de seu dia de forma absoluta.

Seja qual for o caso, geralmente são pequenas e sutis mudanças que produzem seus melhores resultados. Por exemplo, como está sua dieta? Você está comendo porcarias? Esta se sentindo cansado, sem energia? Pode ser por que sua energia está caindo no início da tarde, e levando sua produtividade com ele. Mais sobre isso abaixo

Passo 3: Não se esqueça de seus objetivos pessoais / familiares! Faça um inventário do que você realizou este ano nesta área, que é tão importante para o equilíbrio saudável em sua vida.

Um de meus objetivos deste ano foi contribuir para instituições principalmente que doam alimentos a pessoas menos favorecidas. Estar em dia com sua contribuição social é importante para manter sua “roda da vida” girando sem muito atrito. Eu também me comprometi a investir mais tempo com minhas filhas, parentes e amigos. Isto continuará na minha lista para 2017.

Passo 4: Como você fez para o passo 2, faça as seguintes perguntas para seus objetivos pessoais:

  • Quando você olha para trás, o que tinha que ser feito para ver essas coisas em sua lista acontecer?
  • Quais disciplinas-chave tiveram que ser instaladas para você ser bem sucedido?
  • Que coisas eram uma obrigação absoluta para que você comece fazer?
  • Que coisas eram uma obrigação absoluta para que você parasse de fazer?
  • Eu segui? Por que ou por que não?

Passo 5: Este é um momento “olhe-no-espelho”. Ouse seriamente considerar o que está em jogo em 2017, respondendo as questão abaixo.

Agora que você fez um levantamento de 2016, é hora de olhar para a frente e rumar para 2017.

Você deve determinar o que fazer com sua lista de objetivos, fazendo uma pergunta para aumentar a urgência, importância e significado:

Quais são as consequências de meus objetivos não estarem sendo realizados ?

Especificamente, o que está em jogo em 2017? Como isso afeta:

  • Lucro
  • Renda
  • Empregados e colegas
  • Clientes
  • Produtos e serviços
  • O futuro
  • Outros fatores relevantes relacionados ao seu trabalho / carreira ou negócios

E, finalmente, qual será o impacto futuro se isso não for resolvido?

Então é isso, aproveite seu descanso mas não delegue a outros a importante tarefa de criar objetivos para seu novo ano. Sua vida depende de atitudes concretas e ações efetivas que só dependem de você. Envolva sua família, sócios, funcionários nestes objetivos e faça acontecer em 2017.

Marcos Rocha
Consultor e Coach


Quer iniciar 2017 com o pé direito? Utilize o formulário abaixo e entre em contato para conhecer nossos processos de Coaching e Consultoria.

Seu nome (Necessário)

Seu e-mail (Necessário)

Telefone Fixo com DDD (Necessário)

Melhor horário para contato via telefone (opcional)
ManhãTardeNoiteHorário Comercial

Cidade/UF (obrigatório)

Sua Pergunta ou Necessidade atual

Deixe sua Opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *